Painel Eletrônico

Câmara premia estudantes no Concurso Eu e a Lei

25/09/2025 - 08h00

  • Entrevista - Cibelle Colmanetti

A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (25), às 14h, no Salão Nobre, a cerimônia de premiação do concurso “Eu e a Lei”, que desafiou crianças e jovens de 10 a 17 anos a contarem como as leis impactam suas vidas. Esta edição celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os programas inscritos precisavam tratar do tema “Direito à informação”.

Foram selecionadas duas obras radiofônicas com duração entre um e cinco minutos, que foram veiculadas no programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara. As produções foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes da Rádio Câmara e do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados.

Em entrevista ao Painel Eletrônico (25), uma das organizadoras do concurso, a servidora Cibelle Colmanetti, destacou a qualidade dos trabalhos inscritos. Ao todo, nesta edição, foram 84 obras de todas as regiões do país.

“E o que é muito interessante é que a gente acha que o tema direito à informação pode ser um pouco complicado; e não! Tem tanta discussão interessante. Os jovens estão, sim, interessados em falar sobre o tema. Fake news foi uma das preocupações mais constantes entre os trabalhos. A gente também teve discussões a respeito de equidade de informação, como é que essa informação chega a todas as localidades do país e também como é que a comunicação pode ser acessível a diferentes públicos,” comentou a servidora.

Os vencedores deste ano foram os seguintes:

Categoria 10 a 14 anos - Obra: Fake News: cuidado com o que você acredita!, de Bruna Calderaro Reis, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, no Pará, sob a orientação do professor Benedito Fialho Machado.

Categoria 15 a 17 anos - Obra: Informação na Palma da Mão, de Andressa da Silva Araújo, Luiza Junqueira Nunes e Cauê Amestrete Ortiz, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, sob orientação da professora Liziane Bacchi.

O evento desta quinta-feira vai premiar, além dos estudantes, os orientadores das obras vencedoras. Segundo Cibelle Colmanetti, o reconhecimento busca incentivar o trabalho dos educadores.

“Esses professores colocam mesmo uma sementinha nos alunos. ‘Vamos discutir política? Vamos mostrar o que vocês têm a debater, a pensar? Vamos fazer um trabalho de qualidade? E eu acho que é muito importante essa interação para mostrar o papel do professor em colaborar para a construção de cidadãos com pensamento crítico,” afirmou.

Na página do concurso no Portal da Câmara, é possível ouvir as duas obras vencedoras e as sete que receberam menção honrosa neste ano.

Apresentação - Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

MAIS CONTEÚDO SOBRE