Painel Eletrônico
Gravação itinerante de “A Voz do Brasil” chega a Balneário Camboriú (SC); ação integra comemorações dos 90 anos do programa
05/09/2025 - 08h00
-
Entrevista - A voz do Brasil
Como parte das comemorações dos 90 anos do programa “A Voz do Brasil”, o Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa os últimos 20 minutos do histórico noticiário brasileiro, vai ser gravado nos estúdios de cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV. O programa vai percorrer todas as regiões do país para apresentar o noticiário mais antigo do rádio brasileiro em conjunto com emissoras que fazem parte desta rede.
As gravações começaram por Bauru, em São Paulo. E nesta sexta-feira (5), elas estão em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Em participação especial no Painel Eletrônico (5), o editor-chefe do Jornal da Câmara dos Deputados, Marcio Achilles Sardi, que está em Balneário Camboriú com uma equipe do programa, destacou que o papel da Voz vai além da função de levar notícias dos três poderes à população.
“Eu tive o oportunidade de conversar com muitas pessoas aqui e falar sobre essa gravação na Câmara dos Vereadores de Balneário Camboriú e aí perceber um pouquinho dessa memória afetiva das pessoas. Além de notícia, A Voz do Brasil também funciona como esse fator de integração nacional,” avaliou.
O Diretor de Comunicação Social, Rádio e TV da Câmara Municipal de Balneário Camboriú, Gian Del Sent, comemorou a escolha da emissora como representante da região Sul no projeto de gravação itinerante da Voz do Brasil.
“Para nós, como emissora da rede, como uma das afiliadas, é de suma importância que isso esteja acontecendo aqui, porque traz a valorização não só de um trabalho feito há muitos anos, por várias mãos, mas também pela comemoração e pela democratização da comunicação pública como um todo,” disse.
A participação especial da Rádio Câmara BC nesta edição do Painel Eletrônico contou também com a presença do presidente da câmara municipal, Marcos Kurtz (Podemos), que reforçou o papel da emissora legislativa em aproximar o cidadão das discussões do Parlamento, desde que ela iniciou as transmissões em 2018 na cidade.
“Eu sou vereador desde 2009 e teve um período que nós não tínhamos a Rádio Câmara. Eu tenho certeza que nesse período as ações, os projetos de lei, tudo que acontecia na câmara era muito só dentro da câmara de vereadores. A partir do momento que nós tivemos a divulgação da Rádio Câmara, que a gente começou a fazer os programas, começou a ter a interação com o público, essa informação acabou chegando muito mais próximo da nossa comunidade e as pessoas começaram também a ter um acesso maior e a ter a proximidade com a câmara,” explicou.
Além de Bauru e Balneário Camboriú, o projeto da Voz do Brasil itinerante ainda vai passar por Cuiabá (MT), Manaus (AM) e João Pessoa (PB).
Apresentação - Ana Raquel Macedo