Painel Eletrônico
Deputada Fernanda Pessoa: fomento ao turismo rural valoriza o produtor e permite integração entre campo e cidade
05/09/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Fernanda Pessoa (União-CE)
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana projeto (PL 4395/20) que cria a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o segmento no Brasil. A proposta teve a votação concluída na Câmara e poderá seguir para o Senado.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (5), a relatora do projeto na comissão, deputada Fernanda Pessoa (União-CE), comentou o potencial de integração entre o campo e a cidade a partir de rotas turísticas rurais, especialmente envolvendo pequenas e médias propriedades.
“Às vezes tem uma fazenda que está totalmente estruturada, tem quartos arejados, tem a estrutura de receber esse turista e precisa muitas vezes apenas de uma capacitação, de linhas de crédito. E com isso a gente vai atrair as pessoas que moram na cidade e que não conhecem o campo, principalmente crianças,” destacou.
Fernanda Pessoa entende que uma política de fomento ao turismo rural - com diagnóstico, prioridades, metas, pesquisa e inovação – permite agregação de valor ao trabalho do produtor e a ampliação do conhecimento da população urbana sobre os valores sociais, ambientais e históricos do campo.
“As nossas crianças às vezes não sabem como é que chega o leite à cidade. Então, ir à fazenda, tirar aquele leite e ver fazendo queijo. Tem todo aquele processo de tirar a fruta das árvores e poder fazer o doce. E tomar banho de cachoeira, banho no rio, nos açudes. Aqui no meu estado, no estado do Ceará, nós temos engenho. Isso também é importante para as escolas, se a gente puder fazer um intercâmbio dos alunos, com as cidades mais próximas das capitais,” opinou.
Pelo texto aprovado, o turismo rural é caracterizado como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em compromisso com a produção agropecuária, para agregar valor a produtos e serviços e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade, como folclore e festejos, especialmente os da agricultura familiar.
Apresentação - Ana Raquel Macedo