Painel Eletrônico
“A Voz do Brasil” comemora 90 anos com programas especiais nas cinco regiões do país; o primeiro será em Bauru (SP)
22/08/2025 - 08h00
-
Entrevista - Márcio Achilles Sardi, Marcelo Malacrida e Marcos Souza
Dentro das comemorações dos 90 anos do programa “A Voz do Brasil”, o Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa os últimos 20 minutos do histórico noticiário brasileiro, vai ser gravado nos estúdios de cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV. O programa vai percorrer todas as regiões do país para apresentar o noticiário mais antigo do rádio brasileiro em conjunto com emissoras que fazem parte desta rede. A primeira gravação, que vai ao ar nesta sexta-feira, foi feita na cidade de Bauru, no interior Oeste de São Paulo, primeira emissora a integrar a Rede Legislativa.
O editor-chefe do programa, Marcio Achilles Sardi, que está em Bauru com uma equipe do programa, explica que haverá programas especiais também em Camboriú (SC), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e João Pessoa (PB), nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, respectivamente. Ele destaca que as comemorações já contaram com programas especiais da Voz, inclusive com a participação do presidente da Câmara, Hugo Motta, e uma sessão solene na Câmara dos Deputados.
O diretor de comunicação da Câmara Municipal de Bauru, Marcelo Malacrida, lembra que a parceria do legislativo local com a Rádio e a TV Câmara começou em 2014. Além do plenário da Câmara dos Deputados, a emissora transmite as sessões da Câmara dos Vereadores. “Isso produziu um fenômeno curioso: o esvaziamento das galerias do plenário”. Malacrida explica que, agora, mais pessoas acompanham a sessões pelo rádio e sem sair de casa, “no conforto do lar”, ou no carro. “Precisamos levar a informação sobre o legislativo para dentro da casa das pessoas”, afirma.
Malacrida declara sentir “orgulho” por Bauru ter sido a primeira parceira da Rede Legislativa de Rádio e TV. Ele falou que, apesar de toda a tecnologia, o rádio continua sendo um veículo muito importante - “não importa se por meio de um aparelho de rádio sofisticado ou de um simples radinho de pilha”. “O rádio passa credibilidade e confiança”, conclui.
O presidente da Câmara de Vereadores de Bauru, Marcos Souza (MDB), disse que nunca falou “nem faltará” o apoio da Casa para a participação na Rede Legislativa de Rádio e TV. Ele lembra que antes havia falta de interesse nos assuntos do Legislativo e da política. “É importante saber o que está acontecendo, acompanhar”, diz.
Apresentação – Mauro Ceccherini e Marcio Achilles Sardi