Painel Eletrônico

Secretário de Comunicação da Câmara reforça papel do programa A Voz do Brasil no fortalecimento da democracia

05/08/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Marx Beltrão (PP-AL) e Editor-Chefe da Voz do Brasil, Marcio Achilles Sardi

O Programa A Voz do Brasil completa 90 anos em 2025. A data, celebrada em 22 de julho, será homenageada em sessão solene do Congresso Nacional nesta terça-feira (5), a partir das 11h.

Em entrevista ao jornal Painel Eletrônico (5), o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Marx Beltrão (PP-AL), destacou que A Voz do Brasil traz aos brasileiros a oportunidade de acompanhar as principais ações dos três poderes da República.

“A Voz do Brasil tem função social, educativa, promove cidadania, fortalece a democracia. Ela tem o seu caráter totalmente educativo e a gente fica muito feliz de poder ver A Voz do Brasil durante 90 anos levando informação para as pessoas em cada canto desse país,” disse.

O programa surgiu em julho de 1935 como Programa Nacional, criado para divulgar os atos do Estado Novo, durante a Era Vargas. Três anos depois, virou A Hora do Brasil, com transmissão obrigatória em todas as emissoras de rádio, sempre de 19h às 20h. O nome A Voz do Brasil passou a ser usado em 1971.

Em 2018, uma lei permitiu a flexibilização do horário de veiculação do programa pelas rádios, que, desde então, podem optar por veicular o conteúdo na íntegra entre 19h e 22h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

O secretário de Comunicação, Marx Beltrão, lembrou que a flexibilização surgiu de uma demanda das emissoras comerciais.

“Se fosse depender de mim exclusivamente, eu preferia que fosse às 19 horas em ponto, todos os dias. Eu acho que seria já um horário marcado para todos, mas, já que a gente também tem que atender à modernidade, a gente tem que fazer com que A Voz do Brasil possa chegar a todo os lugares, a gente também tem que entender que existem emissoras que têm caráter comercial e que elas precisam dessa flexibilização”, ponderou.

Desde 1963, o Poder Legislativo tem espaço na edição diária de A Voz do Brasil. Editor do programa na parte que cabe à Câmara dos Deputados, o jornalista Marcio Achilles Sardi explicou, também em entrevista ao Painel Eletrônico desta terça-feira, como a voz de todas as correntes ideológicas do Parlamento estão presentes a cada edição diária.

“A Voz do Brasil é um espaço para todas as forças políticas, seja de direita, de centro, de esquerda, todas estão retratadas a partir da sua participação no Plenário da Câmara. É um programa que olha para frente e é um programa que olha para o futuro, porque ele traz as decisões, por exemplo, aqui da Câmara, que vão impactar a vida do cidadão,” enfatizou o editor.

As comemorações dos 90 anos de A Voz do Brasil envolvem representantes de todos os órgãos responsáveis pelos blocos do programa: Executivo (EBC); Judiciário (STF); Senado Federal (Rádio Senado); Câmara dos Deputados (Rádio Câmara); e Tribunal de Contas da União.

Além de uma identidade visual própria, a celebração inclui também o lançamento, na sessão solene do Congresso, de um selo comemorativo dos Correios.

Apresentação - Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.