Painel Eletrônico
Presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Rogério Correia, diz que Trump quer anistiar criminosos e acabar com o pix
18/07/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Rogério Correia (PT-MG
O deputado Rogério Correia (PT-MG), que preside a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, afirma que não há justificativa técnica para a taxação, já que os EUA têm superávit anual de US$ 68 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. “Trump quer interferir na justiça brasileira para anistiar Bolsonaro”, resume. “Nós cuidamos dos nossos assuntos internos. É uma regra básica na convivência entre os países”, afirmou.
Correia diz que Trump vai além. “Ele agora quer atacar o pix. Quer que a gente destrua o nosso pix para validar o cartão de crédito americano”, completa. O deputado afirma ainda que o apoio da extrema direita a Trump já está se refletindo nas pesquisas de opinião.
Rogério Correia criticou ainda o que chamou de “cinismo de falsos patriotas, que batem continência para a bandeira americana”. Ele acusou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de “crime de lesa-Pátria” e de “conspirar" contra o Brasil. E lembrou que a licença do filho de Bolsonaro, para cuidar de assuntos pessoais, termina neste domingo, o que pode acarretar perda do mandato
Rogério Correia falou que o governo brasileiro já está tentando negociar com o governo americano, mas pode aplicar a lei da reciprocidade, taxando também a importação de produtos dos Estados Unidos. “Mas espero que não cheguemos a tanto”, torce. Rogério Correia acredita que haverá um “recuo” do presidente americano.
O deputado rechaça qualquer possibilidade de aprovação de uma anistia, com quer a oposição. “Não será colocada em votação”, diz, citando o “repúdio crescente” ao presidente Donald Trump. Correia acredita que Bolsonaro será julgado, condenado e preso.
Rogério Correia considerou “correto” o apelo do presidente da Câmara, Hugo Motta, pela união de todos para defender o Brasil. Ele diz que o país passa por um “momento delicado”, que pode afetar as exportações, atingindo empresários e trabalhadores.
Apresentação – Mauro Ceccherini