Painel Eletrônico

Líder do PL diz que tarifaço americano não é problema do Legislativo, mas do Executivo – que não foi chamado para ajudar

18/07/2025 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), diz que o problema do tarifaço americano não é do Legislativo, mas do Executivo. O presidente dos Estados unidos, Donald Trump, ameaça aumentar a tarifa para os propdutos brasileiros em 50% a partir de primeiro de Agosto.  “Esse não é um problema nosso. Nós não temos que trazer para o nosso colo um problema que não é da Câmara. É problema de governos: governo executivo brasileiro, na figura do presidente atual da República com o governo Donald Trump lá nos Estados Unidos”, disse. “O nosso papel aqui é simplesmente cumprir qualquer necessidade que o Executivo acione a Câmara para isso, que até agora não acionou, então não temos o que fazer”.

Sóstenes diz, no entanto, que “se o governo não tiver competência para resolver”, o legislative terá de encaminhar uma solução. O líder do PL acha dificil uma solução e critica o governo Lula. “O governo do presidente da República atual se nega, continua ’chupando  jabuticaba’ para provocar, em tom de provocação, em tom jocoso, o que é uma vergonha para a diplomacia nacional. Continua não buscando diálogo e continua fazendo suas críticas ao governo Donald Trump. Assim, eu acho muito difícil que algum governo consiga resolver”, declarou.

Sóstenes Cavalcante culpa o governo Lula pela crise. Disse que o atual presidente se mostrou um adversário de Trump desde o primeiro momento. E apontou, como uma das possíveis soluções, a anistia aos que promoveram a invasão às sedes dos Três Poderes em 08 de Janeiro de 2024. “A anistia é o primeiro passo”, afirmou. Sóstenes sustenta que o STF está “perseguindo” o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele criticou “decisões secretas e ameaças judiciais” a empresas norte-americanas, promovidas pelo Supremo Tribunal Federal.

Sobre patriotismo, Sóstenes disse que estará “sempre do lado do Brasil, defendendo os interesses dos brasileiros”. O líder do PL falou que, caso o tarifaço seja concretizado, num primeiro momento, deve afetar a indústria do aço, da aviação e o agro, principalmente a exportação de suco de laranja. Ele falou que a medida provocaria demissões, sobretudo em São Paulo e nos estados do Sudeste.

Sóstenes Cavalcante acha difícil, mas diz esperar que o governo brasileiro consiga negociar diplomaticamente com o governo americano. Sóstenes diz que – nesta questão - não é pessimista, mas “realista”.

Apresentação – Mauro Ceccherini

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.