Painel Eletrônico
Julho Verde representa oportunidade para debater medidas de combate a câncer de cabeça e pescoço, diz deputada
08/07/2025 -
-
Entrevista - Dep. Silvia Cristina (PP-RO)
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados faz, nesta terça-feira (8), a partir das 16h, um seminário para debater o combate ao câncer de cabeça e pescoço. O evento, motivado pelo Julho Verde, foi pedido por deputados da subcomissão especial de prevenção e controle do câncer; entre elas, a deputada Silvia Cristina (PP-RO).
Em entrevista ao Painel Eletrônico, a deputada destacou que uma lei (Lei 14.328/22) prevê o Julho Verde para alertar sobre o câncer de cabeça e pescoço, cuja incidência é de cerca de 40 mil novos casos por ano no Brasil, segundo o Inca.
“A prevenção é o melhor remédio. Mais de 40.000 pessoas todos os anos enfrentam o câncer de cabeça e pescoço. Há fatores como o tabagismo, o uso excessivo de álcool. As pessoas precisam se precaver sobre algo que possa estar acontecendo com elas. Algumas feridas que sangram e não saram, alguma lesão esbranquiçada na cavidade. Esse seminário é específico para isso, para que nós possamos ecoar, para que as pessoas se atentem um pouco mais sobre esse câncer,” comentou a parlamentar.
Silvia Cristina enfatiza que, desde 2023, o Brasil conta com uma Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei 14.758/23). A lei, segundo ela, foi um avanço. Mas ainda é preciso garantir sua implementação na totalidade aos pacientes, especialmente para que tenham acompanhamento em toda a jornada relacionada ao câncer, dos exames preventivos ao tratamento e, eventualmente, aos cuidados paliativos.
“Então por mais que nós dissemos ali que a política, ela tem que ser tripartite, que é responsabilidade tanto do Governo Federal, do Estadual e do Municipal, mas infelizmente ainda há uma lacuna, ainda há uma falha para que realmente se atente a isso. Falta o financiamento específico. Apenas 1,17% do recurso federal é utilizado, então são pouco mais de R$ 4 bilhões utilizados para o combate ao câncer. O câncer, o tratamento, o diagnóstico e toda jornada, ela custa caro, mas quanto custa uma vida? E o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo,” alertou a deputada.
A audiência pública na subcomissão sobre prevenção e controle do câncer pode ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.
Apresentação - Ana Raquel Macedo