Painel Eletrônico
Rede Legislativa permite democratização da informação, defendem diretoras da Rádio e da TV Câmara
03/07/2025 - 08h00
-
Entrevista - Diretoras da Rádio Câmara, Verônica Lima, e da TV Câmara, Daniela André
A Rede Legislativa de Rádio e TV Câmara reúne em Brasília, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), emissoras legislativas de todo o país para debater a expansão e o futuro dos canais que compartilham as informações sobre o Parlamento com todo o país. A TV Câmara está presente em 1.660 municípios, cobrindo metade do território nacional. Já a Rádio Câmara, além de estar nos canais de multiprogramação da TV, tem estações próprias em Brasília e em outros 24 municípios, de todas as regiões.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (3), as diretoras da TV Câmara, Daniela André, e da Rádio Câmara, Verônica Lima, destacaram o papel das emissoras legislativas na democratização da comunicação e na transmissão de informação e cultura a municípios nem sempre priorizados pelas redes comerciais.
“Eu acho que o mais importante é isso, a gente conhecer as realidades diferentes e a gente poder levar nosso sinal às vezes a cidades que não despertam tanto interesse comercial, às vezes não têm nenhuma emissora por lá e a Câmara de Vereadores monta uma emissora que é a única local, então vencendo um deserto de notícias,” destacou Daniela André.
Pela rede legislativa, chegam aos municípios os sinais da TV Câmara, da TV Senado, das câmaras de vereadores e das assembleias legislativas. No caso da rádio, as emissoras compartilham na mesma estação programação nacional e local.
“Então a Rádio Câmara Brasília oferece para as outras rádios da rede uma série de produtos, que são a nossa programação aqui, além do nosso Plenário (da Câmara dos Deputados) que eles também transmitem. Nós temos programas jornalísticos, programas culturais. A oferta é ampla. Eles têm uma grade obrigatória nacional para passar, mas toda a nossa grade está disponibilizada para eles, que podem retransmitir. E o restante é feito com programação local. As rádios câmeras no interior do Brasil estão trabalhando com foco no interesse público, na transparência, na informação que produz cidadania e democracia,” explicou Verônica Lima.
Segundo as diretoras da Rádio e da TV Câmara, o encontro da Rede Legislativa permite a troca de conhecimento e experiências entre as equipes das emissoras pelo país. No evento, especialistas também vão abordar questões como o programa Brasil Digital, o cronograma de implantação da TV Digital, ferramentas de Inteligência Artificial, composição de grade musical e pagamento ao Ecad.
O encontro tem atividades previstas para quinta e sexta-feira, pela manhã e à tarde, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Os debates são também transmitidos ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.
Apresentação - Ana Raquel Macedo