Painel Eletrônico
Deputada defende que governo convoque aprovados em concurso único federal, inclusive cadastro de reserva
27/06/2025 -
-
Entrevista - Dep. Erika Kokay (PT-DF)
A deputada Erika Kokay (PT-DF) defende que o governo convoque os aprovados, inclusive de cadastro de reserva, do Concurso Público Nacional Unificado. O assunto foi debatido em audiência pública com representantes do governo e de sindicato de servidores na Comissão de Administração e Serviço Púbico da Câmara, a pedido da parlamentar.
Em entrevista ao Painel Eletrônico (27), Kokay destacou que há cerca de 13 mil pessoas no cadastro de reserva do concurso, que ofertou 6640 vagas imediatas de níveis médio e superior, em 21 órgãos e entidades do Poder Executivo federal. A estimativa do governo é que cerca de 24.000 servidores federais possam se aposentar neste ano.
“É importante que nós possamos, saudando a realização do concurso nacional unificado, que em verdade vai contratar de forma imediata, como você disse, mais de 6.000 servidores e servidoras; nós queremos que aqueles que foram e aquelas que foram aprovados e aprovadas no certame, que foi um certame extremamente disputado, que fazem parte do cadastro de reserva, que possam adentrar ao serviço público. Nós precisamos de mais profissionais no serviço público para que nós possamos, como disse, estar fortalecendo as políticas públicas e construindo um Brasil mais igualitário,” enfatizou a deputada.
Érika Kokay propôs que, em agosto, seja realizado um ato com a participação de parlamentares e representantes do governo e dos trabalhadores pela convocação de mais aprovados no concurso unificado. A deputada explicou que, embora diferentes ministérios e órgãos públicos tenham manifestado a necessidade de mais nomeações, é preciso encontrar espaço orçamentário para a convocação.
Apresentação - Ana Raquel Macedo