Painel Eletrônico
Fórum Parlamentar do BRICS mostra a força e a participação do Legislativo na agenda internacional, diz organizador do evento
03/06/2025 - 08h00
-
Entrevista - Guilherme Brandão, diretor da Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara
O 11º. Fórum Parlamentar do BRICS, que começa hoje e termina nesta quinta-feira, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, reúne 170 membros de delegações estrangeiras de 15 países. Além dos países membros, há 9 nações associadas. No total, 95 parlamentares brasileiros participam dos debates, entre deputados e senadores – além dos parlamentares estrangeiros.
Guilherme Brandão, diretor da Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara (Aproge), um dos coordenadores da organização do evento, diz que o fórum é um momento de reflexão importante porque mostra a força e a participação do parlamento nos debates internacionais. Ele lembra que é o parlamento que aprova os acordos internacionais firmados pelo Executivo – inclusive os que serão discutidos agora. “Não é só governo que cuida da agenda internacional”, diz. Ele ressalta que a declaração final do Fórum Parlamentar do BRICS será levada ao encontro de cúpula dos chefes de Estado do BRICS, que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Guilherme Brandão afirma que 4 mil pessoas trabalham no 11º. Fórum Parlamentar do BRICS, entre servidores, colaboradores policiais e forças de segurança do Distrito Federal. Ele lembra que o planejamento do evento começou há 4 meses com uma equipe de 50 servidores da Câmara e 50 funcionários do Senado.
Brandão recorda que, apesar de o BRICS ter sido criado em 2009, as reuniões parlamentares que antecedem esses encontros ficavam “meio à margem” do encontro de chefes de Estado. A partir de 2023, decidiu-se que os fóruns parlamentares seriam realizados na mesma sede dos encontros dos chefes de estado. Assim aconteceu em 2023, na África do Sul; em 2024, na Rússia; e agora em 2025, no Brasil.
Guilherme Brandão lembra que este é o segundo evento internacional que a Câmara sedia em menos de um ano. Em novembro do ano passado, o P20, fórum parlamentar do G20 antecedeu o encontro dos 20 países mais ricos do mundo, sediado no Rio de Janeiro. Guilherme destaca que a experiência e a “bagagem” do P20 estão sendo utilizados na organização deste novo fórum parlamentar.
Apresentação – Ana Raquel Macedo