Painel Eletrônico
Câmara precisa investigar atuação das operadoras de planos de saúde, defende deputado Aureo Ribeiro
21/05/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Aureo Ribeiro (SD-RJ)
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados faz nesta quarta-feira (21/5) audiência pública para debater os problemas enfrentados pela população idosa em relação aos planos de saúde. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o autor do pedido para a realização do debate, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), listou algumas das dificuldades enfrentadas por quem usa o sistema privado de saúde no país:
“A gente vive uma guerra. Você faz um compromisso com esse plano, assina contrato. E você não utiliza determinado momento, mas, quando você precisa utilizar esse plano, quando a idade chega, quando você começa a ter que fazer os exames, precisa de internação, você tem negado o direito de tudo que você pagou na sua vida. A gente tem debatido isso na Câmara, teve aumentos de mais de 75% na mensalidade de pessoas acima de 60 anos (nos planos de saúde). A gente tem enfrentado problemas como cancelamento de forma unilateral. Você paga o seu plano na vida toda e, de repente, o plano de saúde te envia uma correspondência, um e-mail, cancelando ali o seu contrato de forma unilateral, sem justificativa nenhuma.”
Aureo Ribeiro defende uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação dos planos de saúde e o trabalho de regulação feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para ele, existe uma falha regulatória e de legislação sobre as operadoras de planos de saúde.
Apresentação - Ana Raquel Macedo