Painel Eletrônico

Deputados podem votar proposta que extingue desconto de mensalidade para entidades de aposentados

20/05/2025 -

  • Entrevista - Dep. Sidney Leite (PSD-AM)

Após as denúncias de fraudes bilionárias envolvendo descontos ilegais em benefícios do INSS, os deputados podem votar nesta semana proposta que acaba com essa possibilidade de cobrança diretamente nas aposentadorias ou pensões (PL 1846/25). Em entrevista ao Painel Eletrônico (20/5), o autor do projeto, deputado Sidney Leite (PSD-AM) (PSD-AM), destacou que, embora os descontos para as entidades tenham sido suspensos pelo governo federal, é preciso garantir em lei essa proibição.

“A ideia é que, com esse projeto de lei, a gente não permita mais esse tipo de desconto automático e este item que está sendo identificado nas fraudes do INSS não volte a ocorrer. Então, essa proposta desse projeto vem nessa direção para que o Parlamento Brasileiro dê uma resposta dura, enérgica em relação a isso,” enfatizou Leite.

O deputado explicou que, se o segurado quiser contribuir para alguma entidade ou associação, poderá fazer isso via boleto, por exemplo.

“Aquele aposentado, aquele beneficiário da Previdência Social que tiver interesse em contribuir com uma associação, com um sindicato ou qualquer outra instituição, ele faça pagando um boleto ou ele autorize um desconto no banco, mas não o INSS prestando serviço a essa verdadeira quadrilha que se revelou,” defendeu o parlamentar.

A proposta que acaba com os descontos mensais aplicados sobre aposentadorias e pensões do INSS destinados a entidades de aposentados precisa ter a urgência aprovada em Plenário para entrar na pauta de votações.

Apresentação – Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.