Painel Eletrônico
Concurso “Eu e a Lei” premia jovens que falaram sobre o impacto da legislação sobre a sua vida
21/11/2024 - 08h00
-
Entrevista - Jornalista Verônica Lima
A Rádio Câmara e o Plenarinho, portal infantojuvenil da Casa, promovem hoje, às 14h, a cerimônia de premiação dos jovens vencedores da segunda edição do concurso “Eu e a Lei”. O concurso incentivou crianças e jovens de 10 a 17 anos a contar como as leis têm impactado em suas vidas. Foram selecionadas 2 obras radiofônicas com duração de 5 minutos. Os vencedores – e mais 7 inscritos - participaram do programa “15 Minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara.
A jornalista Verônica Lima, uma das organizadoras da iniciativa, conta que a ideia surgiu a partir do Dia da Criança e do Adolescente no Rádio, da Unesco. Depois do sucesso da primeira edição, a Rádio Câmara e o Plenarinho realizaram a segunda edição, que finaliza hoje, com a premiação.
Entre os temas propostos, estão: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), racismo, sistema socioeducacional, jovens e redes sociais e o papel das mulheres na sociedade. O destaque para o ECA se justifica, de acordo com Verônica, porque se trata da lei que passou a tratar a criança como “sujeito” – e não apenas como alguém que deve ser protegido. “A criança deve ser protegida, sim, mas também deve ser ouvida”, declara. Verônica conta que o concurso movimentou escolas, mas não só. Também participaram rádios comunitárias, instituições socioeducativas e jovens em casas de acolhimento.
No Brasil, segundo Verônica, há uma visão negativa da política, que só existiria para subtrair direitos e com participação restrita apenas às eleições. De acordo com a jornalista, é preciso entender que as pessoas podem interferir e participar deste processo. “A política é a arte de resolver conflitos. E sempre haverá conflitos”, afirma. “Quanto mais cedo o jovem descobrir que a lei pode ser construída com a participação de todos, melhor”.
A cerimônia de premiação será transmitida pelo canal do You Tube da Câmara dos Deputados. Para quem quiser participar presencialmente, o evento será no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 14h.
Apresentação - Mauro Ceccherini