Minuto da Economia

Financiamento para caminhões (NOVO)

30/12/2025 -

  • 20251230 - MINUTO DA ECONOMIA - 01 - FINANCIAMENTO PARA CAMINHOES

O governo vai ofertar linhas de financiamento especiais para estimular a renovação da frota de caminhões. Elas poderão ser acessadas, via BNDES, por caminhoneiros autônomos e por empresas do setor.

O uso dos recursos para compra de seminovos será permitido apenas para autônomos e pessoas físicas associados a cooperativas de transporte rodoviário de cargas. Os caminhões novos terão de ser de fabricação nacional.

As linhas de financiamento deverão atender também a critérios de sustentabilidade ambiental, social e econômica, a serem definidos em portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O texto também autoriza a adoção de condições diferenciadas para quem entregar para reciclagem caminhões com mais de 20 anos de uso.

Apresentação – Silvia Mugnatto

Em um minuto, dicas sobre direitos do consumidor, pagamento de impostos e investimentos.

Diariamente, ao longo da programação.