Kalimba

Super Mama Djombo 50 anos

Super Mama Djombo 50 anos

07/05/2023 - 14h00

  • Super Mama Djombo 50 anos - BLOCO ÚNICO

  • Super Mama Djombo 50 anos - BLOCO 1

  • Super Mama Djombo 50 anos - BLOCO 2

Na música da África há bandas cuja existência se confunde com a história de seus países.  A orquestra Super Mama Djombo completou, no final de 2022, cinquenta anos de existência, com uma trajetória que se confunde com o tempo da independência da Guiné Bissau.

O próprio nome da orquestra se inspirou nos soldados que combateram pela libertação da Guiné Bissau. Havia entre eles a crença de estarem protegidos, no campo de batalha, pelo espírito Mama Djombo, entidade que tem seu santuário em Cobiana, no interior do país.

Os fundadores da banda se conheceram em um acampamento de escoteiros no final dos anos 60.  O grupo foi se reunindo e fundou o Super Mama Djombo em 1972 sob a liderança do jovem músico Adriano Gomes Ferreira, o "Atchutchi”, que transformou o grupo na maior orquestra da Guiné Bissau. Com a independência, a Super Mama Djombo se apresentou em todo o país cantando a vitória da revolução e a cultura da jovem nação na língua do povo, o crioulo da Guiné.

Na comemoração dos 50 anos a Super Mama Djombo está cumprindo uma intensa agenda de concertos na África e na Europa, mostrando às novas gerações seus maiores sucessos.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.