Kalimba

BEBE COOL

BEBE COOL

02/04/2023 - 14h00

Kalimba traz o balanço do reggae, do ragga e do dancehall, na voz de um grande astro da África oriental: Bebe Cool, de Uganda. Um artista premiado,  celebridade em seu país e conhecido em toda a África.

Moses Ssali, conhecido como Bebe Cool, nasceu em 1977 e foi criado numa comunidade carente:   a invasão de Kanyanya, na capital de Uganda, Kampala. Começou sua carreira ainda jovem, em 1997 no vizinho Quênia, com o produtor Ogopa DJ.  Em 2004 começou uma parceria com o veterano Halima Namakula, e passou a produzir composições mais engajadas, atentas à situação política e social em seu país. Formou com a dupla queniana Necessary Noize o grupo East Africa Bashment Crew.  Suas composições são em inglês, em swahili (língua falada em Uganda e no Quênia) e em luganda.

Além da projeção na música, Bebe Cool é um personagem muito engajado com a política em Uganda.  Por conta disso já foi baleado na perna pela polícia em um tumulto.  Um de seus shows sofreu um atentado a bomba de uma organização islâmica radical.   Recentemente se envolveu em polêmicas com outros artistas na campanha presidencial em Uganda.  Durante a pandemia, Bebe Cool participou de campanhas de prevenção da COVID-19 com artistas de todo o continente africano. Também se posicionou contra leis aprovadas pelo governo de seu país que atacam os direitos da comunidade LGBT+ .

Bebe Cool sempre consta na lista de nomeados do prêmio AFRIMA como melhor cantor da África Oriental.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.