Kalimba
PREMIADOS AFRIMA 2022 [2/2] (Final)
12/02/2023 - 14h00
-
PREMIADOS AFRIMA 2022 (Final) - BLOCO ÚNICO
-
PREMIADOS AFRIMA 2022 (Final) - BLOCO 1
-
PREMIADOS AFRIMA 2022 (Final) - BLOCO 2
-
PREMIADOS AFRIMA 2022 (Final) - BLOCO 3
Nesta edição Kalimba conclui a cobertura do prêmio AFRIMA 2022, o maior prêmio da música da África.
Na categoria Melhor Canção, o vencedor foi um jovem artista do Mali: Iba One (foto), com um tema em homenagem a seus pais: Hommage à mes parents. Da república da Guiné, vieram dois contemplados: o jovem Ans-T Crazy, (categoria Promessa da música da África), e na categoria melhor música africana tradicional, o casal Azaya e Djelykaba Bintou.
O egípcio Marwan Moussa conquistou estatuetas de duas categorias: melhor canção de Rap e de Hip Hop. A marroquina Faouzia, que vive no Canadá, ganhou duas estatuetas: melhor cantora na Diáspora, e melhor cantora na região Norte da África. Na categoria melhor cantor no Norte da África o vencedor foi o tunisiano A.L.A.
Na África oriental o prêmio de melhor DJ da África foi para Uganda: DJ Lito com título muito criativo: Tik Talk (talk de conversa, em inglês). Na categoria Jazz valeu a tradição da Etiópia, com o músico Gutu Abera, que é da etnia Oromo e vive na Noruega. Seu conterrâneo Teddy Afro venceu a estatueta do Reggae. As melhores cantoras de música de inspiração são da Tanzânia: Irene Robert e Rose Muhando, com a canção Hainidhuru. Na região sul do continente, a melhor cantora foi Winky D, do Zimbábue, com a canção Happy again. Na categoria masculina quem ganhou foi Makhadzi, da África do Sul, com o tema Mama.
Fechando esta edição, o astro do Congo democrático, Fally Ipupa, com o sucesso Bloqué, que valeu a estatueta de melhor cantor da África Central.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães