Kalimba
Eneida Marta (REPRISE)
02/01/2022 - 14h00
-
Mês da Mulher - ENEIDA MARTA - Bloco Único
-
Mês da Mulher - ENEIDA MARTA - Bloco 1
-
Mês da Mulher - ENEIDA MARTA - Bloco 2
-
Mês da Mulher - ENEIDA MARTA - Bloco 3
-
Mês da Mulher - ENEIDA MARTA - Bloco 4
Hoje o programa traz uma das grandes damas da lusofonia, para sermos mais justos, uma grande voz da África. Ela se chama Eneida Marta, da Guiné Bissau.
Eneida Marta nasceu em 1973, pouco antes da independência da Guiné Bissau. Conheceu as histórias da luta de libertação de seu país e, a exemplo de muitos guineenses, muito jovem foi morar em Portugal. Sempre sonhou em ser cantora, mas só aos 28 anos gravou seu primeiro disco, intitulado No Stória (nossa história, na língua crioulo da Guiné). Um disco vibrante, com canções nas várias línguas de sua terra: crioulo, mandinga, fula, futa-fula, e também em português.
Em 2002 seu primeiro álbum chamou a atenção da gravadora Putumayo, grande referência da world music, que incluiu a faixa na Bu Mons (nas tuas mãos) em uma de suas coletâneas.
Em 2019 Eneida Marta lançou seu trabalho mais recente: o álbum Ibra. Esse nome é uma homenagem ao músico Ibra Galissa, um virtuoso da kora, a harpa mandinga da Guiné, que faleceu às vésperas da gravação do novo trabalho.
Em suas canções, Eneida Marta trabalha ritmos da Guiné, como o gumbé, a tina, a singa ou o djambadon, modernizando sem desfigurar.
Apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães