Kalimba

Homenagem a Carlos Burity

Homenagem a Carlos Burity

18/04/2021 - 14h00

  • HOMENAGEM A CARLOS BURITY - Bloco único

  • HOMENAGEM A CARLOS BURITY - Bloco 1

  • HOMENAGEM A CARLOS BURITY - Bloco 2

  • HOMENAGEM A CARLOS BURITY - Bloco 3

O ano de 2020 foi marcado pela despedida de algumas das vozes mais emblemáticas da música da África. Um dos artistas que nos deixou esse ano foi o cantor angolano Carlos Burity, uma das grandes expressões do semba, ritmo nacional de Angola.

Carlos Fernandes Burity Gaspar nasceu em Luanda, no dia 14 de novembro de 1952, e viveu parte da adolescência no bairro do Moxico.  Sua carreira profissional  acabou se direcionando para o semba, cantado, na maioria das vezes, em língua kimbundu.

Em 1983 Carlos Burity juntou-se ao Canto Livre de Angola, um projeto de Martinho da Vila e do empresário Fernando Faro, que trouxe para o Brasil nomes como Filipe Mukenga, André Mingas, Elias dia Kimuezo, entre outros.

Além de artista, Carlos Burity era um estudioso das origens da música de seu país, sendo procurado como fonte de informação inclusive por pesquisadores brasileiros.  Fez parte da geração que surgiu logo após os pioneiros, como Bonga e o grupo Ngola Ritmos entre outros.

Carlos Burity faleceu dia 12 de agosto de 2020, aos 67 anos, deixando um grande legado para a música angolana.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES