Kalimba
Mês da Mulher: SIBONGILE KHUMALO
28/03/2021 - 14h00
-
PGM KALIMBA ED 162 - BLOCO ÚNICO
-
PGM KALIMBA ED 162 - BLOCO 01
-
PGM KALIMBA ED 162 - BLOCO 02
-
PGM KALIMBA ED 162 - BLOCO 03
Março, Mês da Mulher.
Nesta edição vamos lembrar uma artista que nos deixou no dia 28 de janeiro de 2021, aos 63 anos. Estamos falando de uma vocalista de jazz, cantora erudita e também da música tradicional da África do Sul: Sibongile Khumalo.
Sibongile Khumalo nasceu em 1957, em Soweto, a grande comunidade negra de resistência, próximo a Joanesburgo. Seu pai era historiador e professor de música, e ela seguiu a carreira musical, estudando violino e canto lírico, sem perder o contato com a música tradicional e com o jazz da África do Sul.
Herdeira do pioneirismo de artistas como Miriam Makeba, Hugh Masekela e o pianista Abdullah Ibrahim, Sibongile Khumalo ficou mais conhecida do público internacional com o fim do apartheid. Seu primeiro álbum saiu em 1996, com o título Ancient Evenings.
Nos anos 80 a jovem Sibongile Khumalo dedicou-se à carreira acadêmica. Mais tarde, levou sua voz de mezzo-soprano ao Royal Albert Hall, em Londres, e ao Kennedy Center em Washington, combinando a música erudita e o Jazz. Em 1994 cantou na posse de Nelson Mandela como presidente da África do Sul. Madiba a intitulou A primeira dama da música Sul-Africana.