Kalimba
Africadelic 2020 - parte 1 (REPRISE)
03/01/2021 - 14h00
-
AFRICADELIC 2020 1/2 BLOCO ÚNICO
-
AFRICADELIC 2020 1/2 BLOCO 1
-
AFRICADELIC 2020 1/2 BLOCO 2
Kalimba vai apresentar duas edições trazendo um conteúdo focado na proposta central do programa: a música da África contemporânea. Serão dois programas com o melhor do Africadelic 2020.
Todos os anos desde 2016, no dia da África (25 de maio), acontece um grande espetáculo no espaço Paradiso-Noord em Amsterdam reunindo artistas de toda a África. O nome do evento, Africadelic, é inspirado em um álbum de Manu Dibango, o grande músico camaronês, que nos deixou este ano vítima da COVID-19. O nome é uma mistura de África com psicodélico.
No primeiro programa, destaques para o brasileiro Tiganá Santana, o veterano Pat Thomas & Kwashibu Area Band, de Gana, com mais de 50 anos de carreira de highlife tradicional; uma das novas figuras do jazz da África do Sul, Zoë Modiga; o mestre do ethioJazz, Mulatu Astatke, com a banda Black Jesus Experience. E, para fechar com chave de ouro, Ray Lema da República Democrática do Congo, apresentando-se com a luxuosa participação do criador do nome do festival: Manu Dibango. Foi uma despedida desse monstro sagrado da música da África do Africadelic.Africadelic é um dos maiores eventos da música da África e tem um detalhe: no mapa da música o Brasil também está presente. Basta dizer que este ano, em pouco mais de trinta participantes, tivemos três artistas brasileiros. Este ano, por causa da pandemia, o evento aconteceu em um formato virtual, com cada artista enviando uma participação gravada.