Kalimba

Bana: a outra voz de Cabo Verde

Bana: a outra voz de Cabo Verde

27/12/2020 - 14h00

  • BANA - A outra voz de Cabo Verde - Bloco ÚNICO

  • BANA - A outra voz de Cabo Verde - Bloco 1

  • BANA - A outra voz de Cabo Verde - Bloco 2

  • BANA - A outra voz de Cabo Verde - Bloco 3

Quando falamos da música de Cabo Verde, o primeiro nome que nos ocorre é o da diva Cesária Évora, uma lembrança muito merecida.  Houve, todavia, uma voz masculina contemporânea de Cesária que não ganhou tanta projeção, mas que é reconhecida como a outra voz de Cabo Verde. Estamos falando do cantor Adriano Gonçalves, o BANA.

Conterrâneo de Cesária Évora, Bana nasceu em Mindelo, na ilha de São Vicente, Cabo Verde. Já na adolescência era conhecido nas festas em família, animando os bailes com uma voz potente, cantando os clássicos da morna e da coladera.

Ainda jovem, em 1959 vai para Lisboa, dando início a uma carreira internacional.  Canta para as comunidades cabo-verdiana em Portugal, na França e na Holanda, onde acaba residindo por alguns anos. Em  1968 volta a morar em Portugal, onde atua também na gastronomia, inaugurando o restaurante  Novo Mundo, de culinária cabo-verdiana.

Ao longo de sua carreira, Bana gravou quase 50 álbuns, entre LPs, compactos e vídeos. O artista faleceu em 2013, com 81 anos.

 

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES