Kalimba

Papa Wemba

Papa Wemba

16/08/2020 - 14h00

Esta edição homenageia um dos grandes nomes da música da República Democrática do Congo: Papa Wemba. Um artista que foi reconhecido, entre outros títulos, como o Rei da Rumba.
Papa Wemba nasceu dia no dia 14 de junho de 1949 no antigo Congo belga. Começou sua carreira bastante jovem, em 1969.
Ele foi o expoente da terceira geração de artistas surgidos após a independência de seu país, fazendo a ponte entre a música tradicional do Congo e os ritmos do século XXI, como o Soukous, o Hip Hop e a música eletrônica. Seu álbum Emotion, de 1995, gravado pelo selo RealWorld, do inglês Peter Gabriel, foi um marco da World Music.
Com quase 50 anos de carreira, ainda estava em atividade. Morreu em pleno palco, no dia 24 de abril de 2016, de um ataque cardíaco, durante um festival em Abidjan, na Costa do Marfim. Sem deixar de ser africano, Papa Wemba se projetou como um artista internacional.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.