Kalimba

África contra a pandemia - 1ª Parte

África contra a pandemia - 1ª Parte

10/05/2020 - 14h00

  • África contra a pandemia - 1ª parte - BLOCO ÚNICO

  • África contra a pandemia - 1ª parte - BLOCO 1

  • África contra a pandemia - 1ª parte - BLOCO 2

  • África contra a pandemia - 1ª parte - BLOCO 3

Neste mês de maio de 2020 o mundo inteiro está empenhado na luta contra a pandemia da COVID-19, doença causada pelo Coronavírus.  No continente africano a doença registra casos em todos os países.

Na cultura africana, a música é um meio muito eficaz para comunicar mensagens de utilidade pública para toda a população. Neste ano de 2020, o combate ao Coronavírus levou artistas da música de todo o continente a se unirem para atuar em seus países em favor das recomendações de higiene pessoal e isolamento social divulgadas pela Organização Mundial de Saúde.

Com isso, produziram-se dezenas de canções, algumas  individuais, mas a maioria envolve a participação coletiva de DJs, músicos e artistas populares de cada país.

Kalimba vai apresentar dois programas com músicas que comunicam, em cada língua e para cada cultura, essa campanha nas diversas regiões do continente.  Neste primeiro programa, vamos começar perto de casa, pelos países de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe).

Depois vamos ouvir as canções produzidas na Libéria (uma delas do presidente George Weah), Nigéria, Egito, Sudão e a participação das crianças da Argélia, Marrocos e Uganda na campanha de prevenção da pandemia.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES