Kalimba
Tinariwen - a voz dos tuaregs
19/04/2020 - 14h00
-
TINARIWEN a voz dos Tuaregs - versão em bloco único
-
TINARIWEN a voz dos Tuaregs - Bloco 1
-
TINARIWEN a voz dos Tuaregs - Bloco 2
-
TINARIWEN a voz dos Tuaregs - Bloco 3
Muitas bandas de rock e de reggae adotam o rótulo de rebeldes. Mas, no caso da banda Tinariwen, a palavra rebelde é levada ao pé da letra. Nascida na Argélia e estabelecida no Mali, ela atua como porta-voz das lutas do povo Tuareg do sul do Saara. Nos anos 80 e 90, seus componentes pegaram em armas contra o exército do Mali. Mais tarde, trocaram as armas pelas guitarras, e a luta nas areias do deserto pelos palcos. O fundador da banda, Ibrahim Ag Alhabib, perdeu o pai com quatro anos de idade, durante a insurreição Tuareg de 1963.
Tinariwen quer dizer Desertos na língua dos tuaregs, o tamashek. As canções da banda retratam as esperanças desse povo e continuam a ser uma arma na luta de libertação de Azawad, a nação Tuareg. A banda, formada nos anos 80, nos tempos da guerrilha, distribuía fitas cassete com suas músicas, que serviam para motivar os combatentes. Para ouvidos ocidentais, o estilo assuf prontamente se identifica com o blues.
A consagração veio em 2012, com o Grammy de melhor álbum de World Music, com o álbum Tassili, gravado no deserto da Argélia. Vamos conhecer os principais trabalhos dessa banda, com destaque para o mais recente, o álbum Amadjar, lançado em 2019.