Kalimba
Goeffrey Oriema (1953-2018)
12/04/2020 - 14h00
-
Goeffrey Oriema - bloco 1
-
Goeffrey Oriema - bloco 2
-
Goeffrey Oriema - bloco 3
-
Goeffrey Oriema - bloco 4
A edição de hoje é dedicada a um dos músicos mais criativos da África Oriental, que nos deixou em 2018. Estamos falando de Geoffrey Oryema, de Uganda.
Em 1977 seu pai, ministro do famigerado presidente Idi Amin Dada, foi morto por ordem do ditador. Geoffrey teve que fugir para o Quênia, e de lá até Paris, onde exerceu diversas ocupações e começou sua carreira musical.
Em 1982 uma fita demo chegou às mãos de Peter Gabriel, pioneiro da World Music, que tinha fundado o selo Real World. Surgiu então uma duradoura parceria entre Gabriel e Oryema, que lançou seu primeiro álbum – Exile – em 1990, um sucesso.
Em 1994 veio o segundo álbum, Beat the border – vencer a fronteira – que estourou na Europa e nos Estados Unidos. Seu último álbum saiu em 2004, com o nome Roots – raízes. De fato, representando um reencontro com suas raízes na música de Uganda.
Geoffrey Oryema fixou residência na França, e foi uma presença constante em inúmeros festivais de música do mundo, especialmente o WOMAD – o World Music Arts and Dance Festival, criação de Peter Gabriel, que vem acontecendo ano após ano até hoje.