Kalimba

Kalimba: dois anos no ar

Kalimba: dois anos no ar

25/08/2019 - 14h00

  • KALIMBA Dois anos no ar - bloco 1

  • KALIMBA Dois anos no ar - bloco 2

  • KALIMBA Dois anos no ar - bloco 3

Kalimba está comemorando dois anos no ar trazendo toda semana a música da África contemporânea.

O programa de hoje é dedicado a um instrumento: a kalimba, que dá nome ao nosso programa. Trata-se de um dos instrumentos melódicos mais antigos da humanidade, juntamente com as flautas. Na realidade, uma família de instrumentos, conhecidos como lamelofones: caixas de madeira quadradas, redondas ou ovais, com lâminas de metal percutidas com os polegares. Estão presentes em várias regiões da África, e em cada uma recebem um nome diferente: mbira, kisanji, sanza, likembe, etc.

O primeiro registro europeu dos lamelofones da África foi feito por um português, Frei João dos Santos, que esteve em Moçambique em 1586 e fez um relato descrevendo um instrumento de som melódico e delicado, que ele chamou de Ambira.

O nome Kalimba foi popularizado por Hugh Tracey, um britânico radicado na colônia da Rodésia, atual Zimbábue, que passou a fabricar o instrumento e deu-lhe o nome utilizado em Uganda, Kalimba. Lançou um manual ensinando como tocar e afinar, e na década de 1970 o instrumento se popularizou na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, espalhando-se pelo mundo.

Nesta edição, mostramos a evolução do instrumento, com gravações de seu uso entre os povos originários até as versões eletroacústicas das bandas Kasai All Stars e Konono Numéro 1.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES

MAIS CONTEÚDO SOBRE