Kalimba

A música da África no cinema

A música da África no cinema

18/08/2019 - 14h00

  • A música da África no cinema (bloco 1)

  • A música da África no cinema (bloco 2)

  • A música da África no cinema (bloco 3)

  • A música da África no cinema (bloco 4)

Kalimba coloca em cena a música da África em filmes de grande bilheteria.

A indústria do cinema – representada pelos grandes estúdios de Hollywood – construiu um imaginário sobre a África, fazendo filmes onde os africanos eram apenas figurantes. O longa-metragem de animação O Rei Leão, lançado em 1994 pela Disney, foi todo ele ambientado nas savanas e florestas da África, com bichos africanos. Mas a trilha sonora não tinha nenhum intérprete africano.

Agora parece que as coisas estão começando a mudar. Em 2019 o remake de O Rei Leão, em um formato situado entre animação e live-action, reeditou a trilha sonora original, só que desta vez com compositores e intérpretes sul-africanos.  Em um projeto paralelo ao do filme, a estrela Beyoncé lançou o álbum The Lion King – The gift, com participação de uma dezena de astros do pop de diversos países africanos. Vamos recordar também a participação do senegalês Baaba Maal na trilha sonora do sucesso Pantera Negra, filme da Marvel.

Apresentação - Daniel do Amaral

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.

TODAS AS EDIÇÕES

MAIS CONTEÚDO SOBRE