Kalimba
O balanço do Afro-Zouk
26/05/2024 - 14h00
-
O balanço do Afro-Zouk - PROGRAMA COMPLETO
-
O balanço do Afro-Zouk - BLOCO 1
-
O balanço do Afro-Zouk - BLOCO 2
O zouk, ritmo nascido nas Antilhas (Guadalupe e Martinica) e cantado principalmente em crioulo do Caribe francês, foi a febre das pistas de dança nos anos 80 e 90 nas Antilhas, na Europa e na África. Três continentes, com destaque para a banda Kassav, do maestro Jacob Desvarieux, falecido em 2021. No Brasil, o balanço do zouk chegou à Bahia e ao Norte do país, sendo muito associado à lambada.
Assim como a rumba, o jazz e o reggae, o zouk fez sua viagem rumo às raízes, na África, especialmente nos países de língua francesa. Lá surgiram artistas que fizeram sua releitura na musicalidade africana, criando assim o Afro-Zouk.
Vamos conhecer alguns desses artistas, como o Rei do Afro-Zouk: o cantor, compositor e guitarrista Oliver N´Goma, do Gabão. Também a Rainha do ritmo: Monique Seka (foto), da Costa do Marfim. Outro astro, Lutchiana Mobulu, do Congo democrático. E o afro-zouk em português (e crioulo de Cabo Verde), com o grupo Cabo Verde Show.
Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Allan de Souza