Kalimba
Mês da Mulher: DOROTHY MASUKA
31/03/2024 - 14h00
-
DOROTHY MASUKA - Programa completo
-
DOROTHY MASUKA - Bloco 1
-
DOROTHY MASUKA - Bloco 2
-
DOROTHY MASUKA - Bloco 3
-
DOROTHY MASUKA - Bloco 4
Fechando o Mês da Mulher, Kalimba presta seu tributo a uma artista que, no passado, deixou a sua marca e abriu caminhos na música da África.
Dedicamos esta edição a Dorothy Masuka, que faleceu em 2019.
A nacionalidade da artista é reivindicada por três países: África do Sul (onde está sepultada), Zimbábue (onde nasceu) e Zâmbia, terra de seu pai, onde ela morou muitos anos. Só isso já dá ideia da importância de sua carreira, que se estendeu por mais de 60 anos.
Ela nasceu em 1935 na antiga Rodésia, hoje Zimbábue. Já aos 19 anos foi para a África do Sul, onde conheceu o trompetista Hugh Masekela e a jovem cantora Miriam Makeba, que mais tarde faria um enorme sucesso na Europa e nos Estados Unidos.
Como outros artistas se sua geração, nos anos 1950 a 1990 Dorothy Masuka combateu com sua música os regimes racistas de África do Sul e da Rodésia, vivendo exilada em outros países africanos.
Sua obra é menos conhecida, mas não menos valiosa, que a de seus contemporâneos.
Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães