Kalimba
Mês da Mulher: JUDITH SEPHUMA
17/03/2024 - 14h00
-
Mês da Mulher - JUDITH SEPHUMA - Programa completo
-
Mês da Mulher - JUDITH SEPHUMA - bloco 1
-
Mês da Mulher - JUDITH SEPHUMA - bloco 2
Em Março, mês da Mulher, Kalimba homenageia grandes vozes femininas da música da África.
A África do Sul é um dos grandes centros do Jazz no continente. Nesse grande país emergente o gênero se consolidou muito cedo, e lá surgiram grandes instrumentistas e também vocalistas das diversas vertentes do Jazz.
No programa de hoje vamos conhecer a obra daquela que é atualmente a maior voz feminina do jazz sul-africano: Judith Sephuma. Ela nasceu em 1974 no nordeste da África do Sul, província do Limpopo, próximo à fronteira com Moçambique. Cedo ela manifestou a vocação para a música, estudando no conservatório em Joanesburgo. Em 1994 mudou-se para a outra extremidade do país, na Cidade do Cabo, onde cursou na Universidade o bacharelado em música na habilitação Intérprete de Jazz. Em 2001 saiu seu primeiro álbum: A Smile, A Cry, A Dance.
Judith Sephuma se destaca gravando também temas do afro-soul e afro-funk. Com trinta anos de carreira, é um nome consolidado no cenário musical sul-africano. Recentemente passou a gravar também canções gospel.
Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães