Kalimba
FARAFINA - Burkina Faso
03/12/2023 - 14h00
-
Farafina de Burkina Faso - PROGRAMA COMPLETO
-
Farafina de Burkina Faso - BLOCO 1
-
Farafina de Burkina Faso - BLOCO 2
Kalimba vai levar você até Burkina Faso, país da África Ocidental, ao sul do deserto do Saara. Uma nação historicamente ligada à cultura mandinga, a mesma do Mali, do Senegal, da Guiné e outros países da região.
É de lá que vem a atração de hoje, o grupo Farafina, um dos grandes representantes da música de seu país, que surgiu em Bobo-Dioulasso, cidade centro da etnia dioula. O Farafina foi fundado em 1978 pelo mestre Mahama Konaté, um virtuose do balafon, a tradicional marimba dos mandingas. além de instrumentista, ele fazia parte do Balé Nacional de Burkina Faso. No grupo Farafina ele reuniu os melhores músicos tradicionais de seu povo: o balafon, a harpa kora, o tambor djembe, os tambores doum'doum, e o shekere, instrumento conhecido aqui no Brasil, feito com uma cabaça. Aos instrumentos, o Farafina juntou a dança tradicional.
Em 1982 o Farafina fez sua estreia internacional, com um repertório de raiz. Voltou à Europa em 1985 no festival de jazz de Montreux, na Suíça, que foi uma vitrine para a música do mundo. Logo vieram convites para excursionar pelo Canadá e Estados Unidos. Em 1988 se apresentaram na histórica comemoração do aniversário de Nelson Mandela, no estádio de Wembley, em Londres. Nessa época chegaram a gravar com os Rolling Stones.
Nos últimos trinta anos, as viagens internacionais e a parceria com músicos como o pianista Ryuichi Sakamoto, têm contribuído para tornar o som do Farafina, ativo e sempre se renovando, mais globalizado, com a introdução de instrumentos como os teclados, sopros e bateria. Mas, isso sem perder sua identidade mandinga, marca registrada de seu som.
Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães