Instrumental Brasil
Nivaldo Ornelas e Ricardo Leão interpretam Milton Nascimento
02/12/2012 - 00h01
-
Nivaldo Ornelas e Ricardo Leão interpretam Milton Nascimento (bloco 1)
-
Nivaldo Ornelas e Ricardo Leão interpretam Milton Nascimento (bloco 2)
-
Nivaldo Ornelas e Ricardo Leão interpretam Milton Nascimento (bloco 3)
O Instrumental Brasil deste domingo apresenta o CD “As canções de Milton Nascimento”, com obras-primas do cantor e compositor mineiro interpretadas pelo sax de Nivaldo Ornelas e pelo piano de Ricardo Leão. Lançado em 1995, pelo selo Visom, o CD traz versões para clássicos como Cais, Ponta de Areia, Cravo e Canela, San Vicente e Morro Velho. O trabalho rendeu indicação para o Prêmio Sharp e foi o vencedor na categoria melhor disco instrumental brasileiro lançado nos EUA em 1996.
O saxofonista e flautista mineiro Nivaldo Ornelas acompanhou Milton nos tempos dos conjuntos de baile dos anos 60, e posteriormente participou, como músico, de vários discos do Bituca – entre eles Minas e Milagre dos peixes, integrando a legendária banda Som Imaginário, que acompanhou o cantor em diversas obras.
Já o goiano Ricardo Leão é pianista, produtor, arranjador, compositor e diretor musical. Radicado no Rio de Janeiro há 20 anos, é hoje um dos instrumentistas mais atuantes do cenário nacional.
Músico da cantora Simone, diretor musical de Orlando Morais e arranjador de Martinho da Vila, Leão cursou o Conservatório de Música da Universidade Federal de Goiás. “Ricardo Leão cintila nas obras-primas ‘Cais’ e ‘Encontros e despedidas’, explorando com sabedoria os mil tons de Milton”, avaliou o crítico Tárik de Souza, no “Jornal do Brasil”, à época do lançamento do CD.
Apresentação: Carmem Lúcia
Produção: Mascarenhas de Moraes.