Fatos e Opiniões

Regime fiscal sustentável e marco temporal para demarcação de terras indígenas

26/05/2023 - 21h00

  • Fatos e Opiniões - 26 de maio de 2023

As novas regras de equilíbrio entre o que governo arrecada e pode gastar foram o assunto da semana. O projeto é chamado de regime fiscal sustentável, mas ficou conhecido como arcabouço fiscal. Um dos principais pontos dos debates foi o quanto o texto seria mesmo capaz de impor limites ao governo, de modo que não se aumentem os gastos de maneira descontrolada. Outro aspecto era encontrar equilíbrio entre austeridade, investimentos estatais e proteção social das pessoas mais vulneráveis.

Também inflamou os ânimos o pedido de urgência para que o projeto que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas fosse votado mais rapidamente no Plenário. A proposta estabelece 5 de outubro de 1987 como data limite para se estabelecerem novas reservas. Muitos veem o projeto como ameaça aos povos indígenas, enquanto outros o interpretam como garantia de paz no campo.

Para ouvir os mais distintos pontos de vistas a respeito desses temas, seja bem-vindo, bem-vinda, ao Fatos e Opiniões de hoje.

Edição e apresentação: Carlos Oliveira

Sonorização: Tony Ribeiro

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.