Fatos e Opiniões

Taxa de juros, crédito consignado, Mais Médicos e benefícios aos réus

24/03/2023 - 20h30

  • Fatos e Opiniões - 24 de março de 2023

O assunto que centralizou as atenções nesta semana foi a decisão do Copom de manter a taxa de juros em 13.75 ao ano. Governistas dizem que a política trava as possibilidades de crescimento da economia. Os que defendem a decisão do Banco Central dizem que esse patamar de juros ajuda a coibir a inflação.

Fora esse tema, os deputados também debateram a decisão do Conselho Nacional de Previdência de baixar a taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas. Os contrários diziam que a mudança foi artificial e não considerava a realidade desse mercado de crédito. Por outro lado, muitos sustentaram que a redução das taxas ajudaria a uma parcela mais vulnerável da população.

Também marcou os debates no Plenário a retomada do programa Mais Médicos. Deputados favoráveis celebraram a chance de haver médicos atuando nos rincões do país. Outros argumentaram sobre a necessidade de uma seleção muito criteriosa dos participantes.

Por fim, o projeto que prevê, em caso de empate, a adoção da decisão mais benéfica ao réu nos julgamentos de matérias penais e processuais penais mobilizou discursos diversos. Quem apoiou a proposta justificava a necessidade de considerar o preceito constitucional de que, se houver dúvida, o réu tem de ser favorecido. Numa visão contrária, alguns deputados diziam que a medida poderá atrapalhar o combate à criminalidade.

Para ouvir as mais diversas visões a respeito de cada um desses tópicos, seja bem-vindo, bem-vinda ao Fatos e Opiniões.

Edição e apresentação - Carlos Oliveira

Sonorização - Tony Ribeiro

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.