Fatos e Opiniões

Câmara restabelece financiamento empresarial de campanhas

11/09/2015 - 18h25

  • Câmara restabelece financiamento empresarial de campanhas

As críticas da oposição ao governo e a troca de acusações continuam. Desta vez, parlamentares de oposição portavam bonecos inflados do ex-presidente Lula caracterizado como presidiário, o que causou reações de deputados do governo.

O projeto da reforma política infraconstitucional voltou ao debate durante a votação das emendas do Senado à proposta aprovada anteriormente pela Câmara. O tema mais polêmico foi a aprovação pelos senadores do fim do financiamento empresarial para campanhas e partidos.

O relator, deputado Rodrigo Maia, apresentou parecer, que foi aprovado, restabelecendo o financiamento empresarial de campanhas. O PT apresentou destaque para restabelecer a proibição, como havia aprovado o Senado.

O destaque do PT foi rejeitado e doação de empresas a partidos políticos para o financiamento de campanhas eleitorais foi mantida. O projeto vai à sanção presidencial.

Sem acordo, deputados votaram projeto que fixa em 2% a alíquota do ISS (imposto sobre serviços), de competência municipal e do Distrito Federal, para tentar acabar com a guerra fiscal entre municípios que atraem empresas ao reduzir o imposto.

Polêmico, o projeto recebeu muitas emendas e destaques, e a votação ficou para a semana que vem.

Deputados aprovaram o projeto que aumenta a penalidade de dois para cinco anos de prisão para quem cometer o furto de gado, conhecido como abigeato, seja para consumo ou para a venda. Gerou polêmica o destaque do democratas aprovado que estendeu a aplicação da pena. O projeto segue para o Senado.

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.