Fatos e Opiniões

Deputados aprovam minirreforma eleitoral e reforma política

10/07/2015 - 19h02

  • Deputados aprovam minirreforma eleitoral e reforma política

A entrevista da presidente Dilma Roussef à Folha de São Paulo, na terça-feira, dia 7, em que garante sua permanência no cargo, afirma que não há base legal para um pedido de impeachment e acusa parte da oposição do golpista repercute em Plenário.

Deputados aprovam, em segundo turno, o texto principal da reforma política. Por acordo, pontos polêmicos, como o financiamento privado de campanhas, foram destacados e serão votados na semana que vem. Mas a votação aconteceu com questionamentos.

Os deputados também debateram e iniciaram a votação do projeto da minirreforma eleitoral, depois de muita discussão e divergências. A proposta fixa o limite de gastos e tamanho das campanhas eleitorais.

Por acordo, o relator acatou parte das emendas apresentadas e o texto principal foi aprovado, ressalvados os pontos destacados. Limite de gastos em campanhas e duração de propaganda no rádio e na TV poderão ser modificados por meio de emendas na próxima semana.

Com divergências em torno do texto original da medida provisória sobre o refinanciamento das dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes de futebol profissional, os deputados fizeram acordo para modificar a proposta, que também cria programa para cumprimento de critérios de responsabilidade fiscal e de gestão interna. A medida provisória foi aprovada e segue agora para o Senado.

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.