Fatos e Opiniões
Mudança da meta fiscal é o grande destaque da semana
05/12/2014 - 14h49
-
Mudança da meta fiscal é o grande destaque da semana

O Congresso se reuniu para votar o projeto de lei do Executivo que reduz a economia que o governo tem que fazer para pagar juros da dívida pública, o chamado superavit primário.
Antes, deputados e senadores tinham de votar dois vetos presidenciais para desobstruir a pauta. As discussões começaram com críticas da oposição ao decreto da presidenta Dilma que condiciona a liberação de mais recursos para emendas parlamentares à votação da mudança da meta fiscal.
Contra a mudança no superavit primário, a oposição tinha apoio de manifestantes nas galerias e obstruía a votação com a apresentação de pedidos sobre o andamento da sessão e críticas à proposta do Executivo.
Os ânimos estavam exaltados e pioraram quando a senadora Vanessa Grazziotin falava e foi hostilizada por manifestantes nas galerias.
Houve tumulto, manifestantes cantaram o Hino Nacional, parlamentares de oposição subiram às galerias para tentar contornar a situação. E pouco mais de uma hora depois, parte dos manifestantes ainda permanecia em plenário. O senador Renan Calheiros suspendeu definitivamente a sessão do Congresso e convocou outra sessão para a manhã de quarta-feira (3).
Na quarta, com galerias vazias e muita obstrução da oposição, a discussão sobre a mudança da meta fiscal continuou, das 10h às 5h da manhã do dia seguinte (4).
Os vetos foram votados e o caminho para apreciação da mudança da meta fiscal estava aberto. Mas parlamentares questionaram a apuração dos vetos.
Apesar da obstrução, o governo mantinha número suficiente de parlamentares para continuar as votações. Os vetos foram mantidos. A mudança fiscal foi aprovada, mas, por falta de quórum na última votação, uma emenda ainda será votada na semana que vem.
Edição — Antonio Carlos Silva