Fatos e Opiniões

Plenário aprova medidas provisórias

23/05/2014 - 13h01

  • Plenário aprova medidas provisórias

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Discussão e votação da Medida Provisória 632/13, que reajusta os salários de algumas carreiras do Executivo e concede mais sete meses para a Comissão Nacional da Verdade concluir seus trabalhos

Deputados de oposição cobraram do PT a indicação do partido na Câmara e no Senado para compor a comissão parlamentar mista de inquérito que vai investigar denúncias contra a Petrobras. O Partido dos Trabalhadores também cobrou investigação de denúncias contra o PSDB.

No esforço para destrancar a pauta de votações, os deputados aprovaram na semana seis medidas provisórias. Uma delas permite a contratação de obras em presídios por meio do regime diferenciado de contratações públicas, que flexibiliza as regras de licitação. A proposta da Câmara, que foi modificada pelos senadores, estendia o RDC para todas as esferas dos governos federal, estaduais e municipais, mas o Senado restabeleceu o texto original. Houve debates, mas um acordo permitiu a aprovação do texto enviado pelo senadores.

Deputados debateram com profissionais do setor a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares e defenderam a aprovação de proposta que reduz a jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais.

A poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol, o tema tem gerado discursos e polêmica entre oposição e governo sobre os gastos com as obras para o evento.

Texto e apresentação: Fernanda de Bretanha

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.