Fatos e Opiniões
Tamanho das bancadas federais, Código de Processo Civil e denúncias contra PSDB mobilizam deputados
29/11/2013 - 23h00
-
Tamanho das bancadas federais, Código de Processo Civil e denúncias contra PSDB mobilizam deputados
A sessão tinha na pauta o Código de Processo Civil, mas a possibilidade de votação também do projeto que susta resolução do TSE que mudou o tamanho das bancadas de 13 estados na Câmara dos deputados para as eleições do ano que vem mobilizou parlamentares contrários à votação da proposta. É o caso de Esperidião Amin, de Santa Catarina, estado que passa a ter mais um representante, se mantida a resolução do TSE.
Com o acordo, o projeto para sustar a resolução do TSE sobre o tamanho das bancadas nas próximas eleições ficou para o dia seguinte. Já na quarta-feira (27) o tema voltou ao debate e as tentativas para impedir a votação da proposta também.
Apesar da obstrução, o projeto foi votado simbolicamente, mas houve dúvidas quanto ao resultado.
Em nova votação, desta vez nominal, os deputados sustaram a resolução do TSE que modificava o tamanho das bancadas na Câmara já nas próximas eleições.
Os deputados concluíram a votação do texto principal do novo Código de Processo Civil. Apesar do acordo que permitiu o avanço nas votações, parlamentares mostraram as divergências em alguns pontos polêmicos da proposta, que ainda serão votados.
Deputados do PSDB criticaram o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ter repassado à Polícia Federal suposta denúncia de envolvimento de políticos tucanos no esquema de pagamento de propina na compra de equipamentos para o metrô paulista durante os governos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.
A reação de aliados ao governo foi imediata.
A Comissão de Segurança da Câmara aprovou convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para esclarecer o caso.
Texto e apresentação: Antônio Carlos Silva