Fatos e Opiniões
Assuntos desta edição: impostos sobre investimentos, carreira de agentes comunitários de saúde, tarifaço e piso do magistério
10/10/2025 - 21h00
-
Programa Fatos e Opiniões - 10 de outubro de 2025
Economia, especificamente quando o assunto são impostos, sempre mobiliza – com muito vigor – as mais diversas visões de mundo. Imagina na Câmara dos Deputados!
Nessa semana, o tópico que dominou a agenda do Plenário foi exatamente a Medida Provisória (MP 1303/25) que unificava em 18% a tributação sobre todas as aplicações financeiras a partir de 1º de janeiro de 2026.
A MP entrou em votação no dia em que perdia a validade. Antes de votarem o mérito especificamente, os deputados tiveram que decidir se ela continuaria ou não na pauta de votações.
Os contrários ao texto diziam se tratar de aumento de impostos. Quem defendia a proposta falava em justiça tributária e garantia de proteção a políticas públicas importantes.
--
Um assunto que também tem a ver com economia é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 14/21) que trata da carreira e aposentadoria dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Ela foi votada e aprovada em dois turnos nessa semana.
A PEC mobilizou muitos discursos favoráveis e contrários.
--
Outro tema que tem motivado debates no Plenário é o tarifaço aplicado pelo governo dos Estados Unidos a alguns setores da economia brasileira.
E nessa semana repercutiu a conversa entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o Presidente Lula.
Muitos veem esse início de diálogo como caminho para a solução do impasse.
--
Voltando às votações da semana, os deputados aprovaram vários requerimentos para que projetos sejam votados mais rapidamente no Plenário. Muitos tratam de enfrentamento à criminalidade, políticas para crianças e outros de tópicos educacionais.
Especificamente sobre os projetos para educação, um tema de destaque foi a proposta que estende o piso nacional do magistério a professores temporários (PL 672/25)
Separamos para você o discurso do autor do projeto, Deputado Rafael Brito (MDB-AL), que defendeu a votação do texto.
--
Para ouvir um pouco de como foi a repercussão desses assuntos, seja bem-vindo, bem-vinda, ao Fatos e Opiniões de hoje!
--
Texto, edição e apresentação – Carlos Oliveira
Sonorização – Rafael Santos