Expressão Nacional

25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

03/08/2015 - 21h30

  • 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (bloco 1)

  • 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (bloco 2)

No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos, o debate sobre como reduzir a violência praticada pelos jovens tomou conta do Congresso Nacional. Deputados e senadores entendem que a legislação deve ser mudada para ir ao encontro dos anseios da população, que defende punições mais rigorosas.

A Câmara aprovou, em primeiro turno, a redução da maioridade de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

O Senado manteve a maioridade, mas aumentou de três para dez anos o tempo máximo de internação dos jovens em conflito com a lei. Ambas propostas ainda precisam ser votadas na outra Casa Legislativa.

O Expressão Nacional desta semana faz um balanço dos 25 anos do ECA e debate as duas propostas.

Os convidados desta edição são os deputados Laudivio Carvalho (PMDB-MG), integrante da comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição 171/93; e Margarida Salomão (PT-MG), vice-líder do PT na Câmara; o promotor da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo, Fábio José Bueno; e a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

Apresentação - Maristela Sant’Ana

Programa da TV Câmara que debate grandes temas da agenda do país

MAIS CONTEÚDO SOBRE