Expressão Nacional
Recessão, desemprego e alternativas para empresas e trabalhadores
02/06/2015 - 21h30
-
Recessão, desemprego e alternativas para empresas e trabalhadores

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) elaborada pelo IBGE revelou que, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego atingiu 7,9%, contra 7,2% no mesmo período do ano passado. A Pnad apontou diferenças significativas na taxa de desocupação entre homens e mulheres: 6,6% para eles e 9,6% elas. As diferenças estão também entre trabalhadores com níveis de escolaridade diferentes. Para quem tem ensino médio incompleto, a taxa chegou a 14%, enquanto para aqueles com nível superior completo, atingiu 4,6%.
A ameaça de crescimento do desemprego já levou algumas centrais sindicais a propor a redução da jornada de trabalho em 30% e os salários em 15%. Férias coletivas e layoffs também são alternativas que começam a ser utilizadas. O Expressão Nacional debate a recessão, o desemprego e as alternativas para empresas e trabalhadores.
Os convidados do programa são os deputados Adilton Sachetti (PSB-MT), membro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP); e Rogério Rosso (PSD-DF), autor de proposta de Comissão Especial para discutir competitividade das empresas; a especialista em gestão de pessoas do departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), Débora Dornelles Barem; e o mestre em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp e técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Tiago Oliveira.
Apresentação - Maristela Sant’Ana