Eleições 2014

PMDB sai vitorioso com sete governadores eleitos nos dois turnos

26/10/2014 - 23h33

  • PMDB sai vitorioso com sete governadores eleitos nos dois turnos

PSDB e PMDB foram os partidos que mais elegeram governadores nos 13 estados, além do Distrito Federal, onde houve 2º turno. Cada uma das siglas elegeu três governantes. Somando os dois turnos, o PMDB sai na frente, com sete governadores em 2015, e mantém o número atual da legenda.

O PSDB manterá o número de cinco governadores em 2015. Já o PT terá um governador a mais, ficando a partir do próximo ano com o comando de cinco estados.

Na avaliação do cientista político e consultor da Câmara dos Deputados Marcelo Lacombe, assim como na eleição presidencial, as eleições para governador também mostram um país dividido.

"A coisa tá parelha. É uma disputa. Você vê cinco para o PSDB, cinco para o PT. Aí, você tem o PMDB com pouco mais, mas também não muito mais. Então, quer dizer, a distribuição das preferências do eleitorado está mais ou menos igual."

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a conhecer o nome de seu novo governador. Rodrigo Rollemberg, do PSB, venceu com 55,5% dos votos válidos, contra 44,4% de Jofran Frejat, do PR.
Entre os governadores eleitos no 2º turno, há um deputado federal: Reinaldo Azambuja, do PSDB, eleito governador de Mato Grosso do Sul.

Sete estados reelegeram os atuais governadores neste 2º turno. Em Goiás, Marconi Perillo, do PSDB, assegurou a reeleição; no Rio, Luiz Fernando Pezão, do PMDB; no Amazonas, José Melo, do Pros; no Pará, Simão Jatene, do PSDB; no Acre, Tião Viana, do PT; em Rondônia, Confúcio Moura, e na Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB.

Já o Rio Grande do Sul manteve a tradição de não reeleger governadores. Ivo Sartori, do PMDB, confirmou a trajetória ascendente conquistada ao longo da campanha e, com 61,2% dos votos, derrotou o atual governador Tarso Genro, do PT.

A única mulher eleita governadora foi Suely Campos, do PP, em Roraima. Ela obteve 54,8% dos votos válidos, contra 45,15% do seu adversário, o atual governador Chico Rodrigues, do PSB.

Notícias sobre as votações em todo o país