Eleições 2014
Estreantes na Câmara têm carreira consolidada em estados de origem
09/10/2014 - 19h18
-
Estreantes na Câmara têm carreira consolidada em estados de origem
A próxima legislatura terá deputados estreantes, mas que já têm carreiras consolidadas na política de seus estados de origem.
No Acre, o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT-AC), foi o deputado federal mais votado, eleito com mais de 39 mil votos. Ele foi chefe da Casa Civil do Estado do Acre no governo Jorge Viana e prefeito de Rio Branco por dois mandatos.
Em Alagoas, os mais votados foram João Henrique Caldas (SD), Marx Beltrão (PMDB) e Pedro Vilela (PSDB) nas três primeiras colocações, respectivamente. Os três já tinham histórico político no Estado. Em 2010, JHC foi eleito deputado estadual com apenas 23 anos. Marx Beltrão é ex-prefeito de Coruripe, cidade do litoral leste alagoano. Já Pedro Vilela, apesar de ter assumido a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Maceió, participou pela primeira vez de um pleito.
Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
Além desses, também estão entre os deputados eleitos por Alagoas o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e o ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (PRTB).
Ronaldo Lessa, o quinto colocado no Estado (88.125 votos), não conseguia se eleger desde 2006 quando deixou o cargo de governador. O radialista Cícero Almeida (PRTB) já foi vereador por Maceió, deputado estadual e prefeito da capital alagoana. Almeida estava sem mandato há dois anos, desde que deixou a prefeitura de Maceió, que ocupou por dois mandatos.
Segundo o cientista político João Paulo Peixoto, não há razões claras para definir a escolha do eleitor por determinado candidato.
"São várias razões que influenciam o voto do eleitor. Não há uma razão determinante, em minha opinião, para dizer por que fulano e beltrano não foram eleitos em determinado colégio eleitoral porque as razões são muitas, são diversas. Vai da simpatia ao não cumprimento de compromissos realizados."
Outros estados também elegeram figuras locais influentes. Em São Paulo, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) foi o 11º entre os 70 deputados federais agora eleitos. E o ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB) ficou em 54º lugar.
No Mato Grosso do Sul, Zeca do PT foi o candidato a deputado federal que mais teve votos (160.556). Ele já foi governador por dois mandatos e, atualmente, exercia o cargo de vereador em Campo Grande, capital do Estado. No Ceará, a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) foi eleita com mais de 130 mil votos.
O ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), foi o terceiro colocado no Pará, com mais de 170 mil votos. Carlos Gaguim, ex-governador do Tocantins (2009-2010), foi o sexto colocado no Estado, com mais de 44 mil votos.
No Rio de Janeiro, a atual vereadora Cristiane Brasil (PTB-RJ) foi eleita com mais de 81 mil votos e ficou em 20º lugar. Ela já foi titular da Secretaria da Terceira Idade da Prefeitura do Estado, em 2003.
Na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, irmão do senador e ex-deputado Vital do Rêgo, foi o segundo colocado no Estado da Paraíba. Ele foi vereador de Campina Grande pela primeira vez em 1996, e depois foi prefeito da cidade por dois mandatos. Ex-prefeito de Serra, Sérgio Vidigal (PDT) foi o candidato a deputado federal mais votado no Espírito Santo, eleito com mais de 161 mil votos.