Eleições 2014
Russomanno recebe maior número votos para deputados federal; Tiririca fica em segundo
06/10/2014 - 02h14
-
Russomanno recebe maior número votos para deputados federal; Tiririca fica em segundo
O candidato a deputado federal mais votado em todo o País em números absolutos foi o jornalista e político Celso Russomanno, do PRB, com 1,5 milhão de votos em São Paulo. Russomanno foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, de 1999 a 2011, e já presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa.
O deputado Tiririca, do PR paulista, campeão de votos em 2010 com 1,3 milhão de votos, ficou neste domingo com 1 milhão de votos e foi o segundo mais votado de São Paulo. Russomanno e Tiririca foram os únicos candidatos no País a superar a marca de 1 milhão de votos.
Em números proporcionais, o candidato com maior votação foi Artur Bisneto, do PSDB, atualmente deputado estadual no Amazonas, com 15% (250 mil) dos votos no estado. Ele estreia na Câmara e é filho do atual prefeito de Manaus, Artur Virgílio.
Em segundo lugar ficou a ex-coordenadora das ações sociais do governo de Roraima e psicóloga Shéridan, também do PSDB, com quase 15% dos votos.
Com a reeleição obtida neste domingo, o deputado Miro Teixeira, do Pros do Rio de Janeiro, se tornará, na próxima legislatura (2015-2019), o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara, 11 ao total. O parlamentar começou a carreira como deputado federal em 1971. Desde então, só deixou de estar no Legislativo federal de 1983 a 1987.