Eleições 2014
PMDB elege maior número dos 13 governadores do 1º turno
06/10/2014 - 00h50
-
PMDB elege maior número dos 13 governadores do 1º turno
Treze governadores foram eleitos no primeiro turno. A maior surpresa ocorreu no Rio Grande do Sul, onde o terceiro colocado nas pesquisas, José Ivo (PMDB), acabou sendo o mais votado quando as urnas foram apuradas. Ele vai para o segundo turno com o petista Tarso Genro, que concorre à reeleição. Na eleição passada, em 2010, 18 candidatos a governador foram eleitos no primeiro turno.
O partido que mais elegeu governadores neste primeiro turno foi o PMDB, com quatro, seguido do PT, com três, PSDB, dois. PCdoB, PDT, PSB e PSD, um cada um.
Entre as vitórias, está a do petista Fernando Pimentel, em Minas Gerais. Pela primeira vez o PT elege um governador naquele estado, que nos últimos 12 anos foi governado pelo PSDB. O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que era o governador de Minas, também perdeu nesse estado.
Em compensação, o PSDB venceu no primeiro turno em São Paulo e vai completar 24 anos no poder, graças à reeleição do governador Geraldo Alckmin.
No Maranhão, o candidato do PCdoB, Flávio Dino, venceu o candidato da família Sarney, o senador Lobão Filho, do PMDB, e tornou-se o primeiro governador eleito do seu partido. No Piauí, Wellington Dias ganha mais um mandato de governador depois de quatro anos como senador.
Em dois estados que terão segundo turno, o Acre e o Pará, os candidatos que chegaram na frente ficaram a menos de 0,3 pontos percentuais de ganhar em primeiro turno.