Eleições 2014
TSE identifica quase 3 mil registros biométricos duplicados
03/10/2014 - 17h44
-
TSE identifica quase 3 mil registros biométricos duplicados
O Tribunal Superior Eleitoral apurou até agora 2758 casos de duplicidade ou multiplicidade no registro biométrico em todo o país.
Segundo o Corregedor do TSE, João Otávio Noronha, o número que representa apenas 0,011% dos eleitores é muito pequeno e não tem potencial de prejudicar ou alterar o resultado das eleições.
Quanto aos títulos duplicados, o ministro explicou que o mais recente será cancelado e o eleitor poderá votar normalmente uma única vez. Já no caso de um mesmo eleitor ter vários títulos todos eles serão cancelados.
"Já encaminhamos à Justiça Federal um número significativo de multiplicidade de registro. Há pouco tempo eu tive a oportunidade de examinar um caso em que o cidadão procedeu seis cadastramentos. E você examinando as fotografias verificava que era o mesmo indivíduo ora com cabelo mais curto, ora com cabelo maior, ora com a cabeça raspada, ora com a fotografia com a camisa mais escura, ora fotografia mais clara tentando disfarçar. Mas o sistema pega, não há duas impressões digitais idênticas."
Nesta eleições 23 milhões e 851 mil eleitores vão votar através do sistema biométrico em todo o país. Até o momento 62 títulos foram cancelados por causa de irregularidades.
Reportagem – Karla Alessandra