Eleições 2014

Rádio Câmara dá dicas para quem vai votar neste domingo

04/10/2014 - 00h01

  • Rádio Câmara dá dicas para quem vai votar neste domingo

Vamos a algumas dicas e informações úteis para o eleitor que vai às urnas neste domingo.

Segurança
A segurança será nos moldes da Copa Mundo, disputada em junho. O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, aqui em Brasília, vai centralizar informações trocadas em tempo real pelos agentes de segurança e pelos representantes dos tribunais eleitorais dos 26 estados e do Distrito Federal. A intenção é facilitar a prevenção e o combate das práticas criminosas durante a votação. Além dos crimes violentos, o capitão Michello Bueno, da Polícia Militar, cita outros alvos.

"Perturbação da ordem pública significa som alto, vias de fato, brigas, discussões e várias situações que perturbem outras pessoas. A liberdade das pessoas vai até que fira a liberdade de outras pessoas. Então, nada disso pode acontecer".

Prisão
É bom lembrar que, até terça-feira, 7 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no país. Essa é uma determinação do Código Eleitoral (Lei 4.737/65) baseada no Princípio das Garantias Eleitorais, segundo a qual ningém poderá impedir ou atrapalhar o direito ao voto. Prisão ou detenção, neste período, só ocorrerá em casos de flagrante delito, desrespeito a salvo-conduto e setença criminal condenatória por crime inafiançável. Em qualquer outro caso diferente desses citados, o juiz deverá relaxar a prisão imediatamente e punir o policial.

Transportes
O DFTRANS, autarquia que cuida do transporte urbano no Distrito Federal, recomendou que as empresas de ônibus reforcem a frota em circulação pela manhã e à tarde. No entanto, o órgão não espera uma movimentação extra muito grande porque a expectativa é que a maioria dos eleitores vote em seções eleitorais próximas de suas casas. O metrô é outra opção para você ir de casa até os postos de votação. O horário de funcionamento do metrô será o mesmo de todos os domingos, de 7 da manhã às 7 da noite. O Detran não pretende interditar nenhuma via neste domingo, nem mesmo aquela interdição tradicional do Eixão do Lazer e a de uma pista do Eixo Monumental para ciclistas. A intenção é interferir o mínimo possível no trânsito.

Lazer
Antes ou depois de votar, quem quiser aproveitar o domingo para o lazer ao ar livre poderá contar com o Zoológico, até as 5 da tarde, e o espaço sempre democrático do Parque da Cidade, por exemplo. Já o Jardim Botânico e o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, não abrem no dia da eleição. Há várias programações culturais no Centro Cultural do Banco do Brasil, Funarte, além das sessões de cinema dos shoppings, que serão normais, no fim da tarde.

Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista não prevê mudanças no funcionamento das cerca de 30 mil lojas de rua e de shoppings do Distrito Federal. O assessor de comunciação do Sindivarejista, Cleber Sampaio, diz qual será o horário adotado pelo comércio neste domingo de eleições.

"Os shopping centers vão funcionar de 14 às 20 horas. E cada loja de rua vai escolher o melhor horário para funcionar: pela manhã ou à tarde. O mais provável é que seja à tarde".

Então, escolha bem seu candidato e bom voto neste domingo.

Reportagem – José Carlos Oliveira

Notícias sobre as votações em todo o país

MAIS CONTEÚDO SOBRE